3 de fevereiro de 2015

De Mochila pela Polônia - parte 2: Gdansk!

Abril/2013

Saímos de Toruń bem cedo e da rodoviária pegamos um ônibus até Gdańsk. São 2h30 de viagem. Não me recordo o valor da passagem.

Gdańsk é uma das cidades mais antigas da Polônia. Foi o local que deu início a Segunda Guerra Mundial, diante da negativa dos poloneses em ceder Gdańsk (na época Danzig) aos alemães. Foi também onde a queda do Comunismo na Europa Central começou. Uow!

Nos meus primeiros passos em Gdańsk, um polonês me parou e pediu para tirar uma foto com ele. Isso me acontece com muita frequência, devido a minha beleza irresistível, of course! ahahaha, Zueiras a parte... é muito engraçado quando isso acontece! Enfim, foto com o tiozão polonês!





E no caminho da cidade histórica, me deparo com a estátua de outro astrônomo polonês, o Jan Heweliusz, o fundador da topografia lunar! O monumento é bem interessante, a estátua aponta para uma parede com o cosmo pintado nela! Sensacional!

Logo de cara entramos em uma das ruas mais antigas da cidade, a Mariacka Street. A casa mais antiga da rua é de 1451. Hoje é um hotel e um pequeno museu sobre o Nicolau Copérnico (e também o lugar onde eu comprei o melhor chá do mundo!!! que ódio por não ser ao lado da minha casa...)

A ANTIGA casa guarda uma ANTIGA história de affair entre Nicolau Copérnico e uma linda jovem que ali morava. Segundo as revistas de fofocas medievais, eles se conheceram em 1529, quando Copérnico ajudava seu pai na educação de alguns órfãos da cidade. Algo entre eles rolou, segundo a imprensa medieval marrom, mas nada comprovado... 

A cidade é linda e encantadora! Eu estava louca para ver o Crane, é um dos símbolos da cidade. O Crane (em português guindaste) de Gdańsk foi o maior do mundo quando construído, serviu para transferir grandes cargas e até mesmo para colocar mastros nos navios. Além disso serviu de defesa e era um dos portões da cidade.







Depois do Crane, nos perdemos pelas ruas de Gdansk e voltando ao rio, decidimos fazer um passeio de barco antes de voltarmos para cidade Toruń. Foi muito legal, com direito a apresentação musical a bordo e tudo mais!
Amei a cidade de Gdańsk. O bom é ir para lá com mais calma, porque ao lado tem a cidade de Gdynia que também vale a pena conhecer!

Voltamos a noite para Toruń e no dia seguinte, partimos a tarde de volta a Dublin!


---------------------------
Leia também: De Mochila pela Polônia - parte 1: Torun!

5 comentários:

  1. Você e sua incrível humildade de gata garota rs.
    Lindo o barco, queria mais fotos de você nele...Fica pro seu próximo passeio lá!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahahahahahaha é zueira! mas isso me acontece sempre! Leia depois o post da Russia... (acho que vai demorar um pouco para eu escrever...)

      Excluir
    2. Ahhh!!! Tem mais fotos do barco no meu face, Lê!!! Bjos

      Excluir
  2. Estou aqui em Gdansk! Amanhã vou lá comprar esse chá. Amo chá e se dissestes que é o melhor, kkkk. Estou amando Gdansk! Gostei mais que de Varsóvia;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha se vc a sua próxima parada fosse Dublin eu já ia lhe pedir uma caixa! ahaha, esse chá o melhor que eu já tomei! Sim, Gdansk é linda demais! Aproveita! Beijos

      Excluir